"Quem se zanga facilmente faz coisas tolas"
Provérbios 14.17
Provérbios 14.17
A verdade é que fiquei completamente surpreso quando escutei sobre isto, porque sei que a maneira como uma pessoa controla suas emoções é decisiva no seu rendimento. Refiro-me a RODAX, Chuteira de Bronze do futebol europeu, que jogou no Atlético de Madrid. Durante os primeiros meses da temporada, Rodax esteve mais na reserva do que jogando. Quando lhe perguntaram se não se preocupava com isto, ele mencionava situações que todos conhecemos no mundo: crianças que morrem de fome, guerras... "Isto sim são problemas", dizia, "o meu é só o futebol".
A forma como uma pessoa controla suas emoções pode fazer com que renda mais ou menos. As pessoas que são muito emotivas costumam ter problemas: se estão bem, jogam um bolão; mas se estão mal, não são capazes de fazer nada. Não vamos agora tentar mudar a personalidade de cada um, mas Deus diz que devemos aprender a nos controlar. Lembra do versículo? Se você é impulsivo, costuma agir sem pensar... e o que age sem pensar, cedo ou tarde, é atropelado por seus próprios erros.
Muitas vezes, em vez de sermos nós que decidimos como agir numa situação, é nossa própria personalidade que o faz. Nossos atos dependem do que somos: pessimistas, nervosos, medrosos, impulsivos. Muitas vezes são as emoções que nos dominam... Um exemplo: as preocupações. No nosso mundo moderno, acontecem enfermidades físicas e psíquicas por não se saber como reagir diante delas. Como sempre, lhe proponho um desafio: abra nos capítulos 6 e 7 do Evangelho de Mateus e escreva todas as razões que Jesus dá para não termos que nos preocupar. Ajudo você com algumas delas:
1. As preocupações podem desviar nosso coração. Mateus 6.21
2. A preocupação é ilógica, a vida é o que há de mais valioso. 6.25
3. As preocupações nos levam a desconfiar de Deus. 6.26
4. As preocupações são inúteis. 6.27
5. As preocupações demonstram nossa pouca fé. 6.30
6. As preocupações carecem de sentido. 6.31
E muitas outras razões que você mesmo poderá encontrar. Lembre-se, nossas emoções são excelentes servas, mas muito más "patroas". É melhor nos controlarmos.
Quem não sabe dominar a si mesmo
não pode dominar nada,
não pode dominar nada,
Nenhum comentário:
Postar um comentário